O que é Disciplina Positiva?

Criando relacionamentos respeitosos em casa, na escola e na comunidade

Disciplina Positiva é um programa desenvolvido para ensinar jovens a se tornarem membros responsáveis, respeitosos e autoconfiantes. Com base no livros de Disciplina Positiva mais vendidos da Dra. Jane Nelsen, Lynn Lott, Cheryl Erwin, Kate Ortolano, Mary Hughes, Mike Brock, Lisa Larson e outros, ensina importantes habilidades sociais e da vida de uma maneira profundamente respeitosa e encorajadora para crianças e adultos (incluindo pais, professores, prestadores de cuidados infantis, jovens
trabalhadores e outros).

Pesquisas recentes nos dizem que as crianças são “conectadas” desde o nascimento para se conectarem com outras pessoas, e que as crianças que sentem um senso de conexão com sua comunidade, família e escola têm menos probabilidade de se comportar mal. Para ter sucesso, membros contribuintes da comunidade, as crianças devem aprender as habilidades sociais e de vida necessárias. A disciplina Positiva é baseada no entendimento de que a disciplina deve ser ensinada e que disciplina ensina.

Jane Nelsen fornece os seguintes critérios para “disciplina eficaz que ensina”:

5 critérios para a disciplina eficaz

1) Ajuda as crianças a sentir uma sensação de conexão. (pertencimento e significado)
2) É mutuamente respeitoso e encorajador. (gentil e firme ao mesmo tempo.)
3) É eficaz a longo prazo. (considera o que a criança está pensando, sentindo e aprendendo a decidir sobre si mesmo e seu mundo – e o que fazer no futuro para sobreviver ou prosperar.)
4) Ensina importantes habilidades sociais e da vida. (respeito, preocupação com os outros, resolução de problemas e cooperação, bem como as habilidades para contribuir para o lar, escola ou a comunidade.)
5) Convida as crianças a descobrirem como elas são capazes. (incentiva o uso construtivo de poder pessoal e autonomia.)

A Disciplina Positiva ensina adultos a empregar a bondade e a firmeza ao mesmo tempo, e não é punitivo nem permissivo.

As ferramentas e os conceitos da Disciplina Positiva incluem:

• Respeito mútuo. Os adultos modelam a firmeza respeitando a si mesmos e
necessidades da situação e bondade, respeitando as necessidades da criança.
• Identificar a crença por trás do comportamento. Disciplina eficaz
reconhece as razões pelas quais as crianças fazem o que fazem e trabalha para mudar essas crenças, ao invés de apenas tentar mudar o comportamento.
• Comunicação eficaz e habilidades para resolver problemas.
• Disciplina que ensina (e não é permissiva nem punitiva).
• Focar em soluções em vez de punição.
• Incentivo (em vez de elogios). O incentivo percebe esforço e
melhoria, não apenas o sucesso, e cria auto-estima a longo prazo e
fortalecimento.

As características exclusivas do Modelo de Disciplina Positiva também incluem:


• Ensinar adultos e estudantes através de atividades experimentais,
criando oportunidades para praticar novas habilidades e se divertir aprendendo fazendo.
• Programas de disciplina em sala de aula e programas de educação para pais que são consistentes. Pais, professores e prestadores de cuidados infantis podem trabalhar juntos para fornecer um ambiente seguro e consistente para as crianças.
• Treinamento barato e suporte contínuo para que os membros das comunidades podem ensinar uns aos outros habilidades de disciplina positiva.
• Formadores certificados em todo o país que podem trabalhar com escolas
e comunidades.

A história da Disciplina Positiva

O Modelo de Gerenciamento de Pais e Disciplina em Disciplina Positiva é baseado sobre o trabalho de Alfred Adler e Rudolf Dreikurs. O Dr. Adler introduziu a ideia da educação parental pela primeira vez para o público dos Estados Unidos na década de 1920. Ele defendeu o tratamento
respeitoso, mas também argumentou que crianças mimadas resultavam em problemas sociais e comportamentais. Na sala de aula, técnicas, que foram introduzidas inicialmente em Viena no início dos anos 1920, foram trazidas
aos Estados Unidos pelo Dr. Dreikurs no final da década de 1930. Dreikurs e Adler se referem à abordagem amável e firme ao ensino e à educação paternal como “democrática”.

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Nos anos 80, Lynn Lott e Jane Nelsen participaram de um workshop promovido por John Taylor. Lynn começou a treinar estagiários para ensinar experimentalmente e escreveu (com a ajuda de seus estagiários) o primeiro Manual de Ensino para Pais. Jane foi diretora do Projeto ACCEPT (conceitos adlerianos de aconselhamento para incentivar os pais e
professores), um projeto financiado pelo governo federal que recebeu status exemplar enquanto em fase de desenvolvimento. Jane escreveu e publicou a Disciplina Positiva em 1981. Foi publicado por Ballantine em 1987. Em 1988, Jane e Lynn decidiram colaborar no agora intitulado Disciplina Positiva para Adolescentes e começou a ensinar habilidades parentais e de gerenciamento de sala de aula experimentalmente. Lynn e Jane também escreveram Disciplina Positiva na Sala de Aula e desenvolveu um manual repleto de experiências e atividades para professores e alunos.

Nos anos seguintes, a série “Disciplina Positiva” cresceu para incluir títulos para abordar diferentes faixas etárias, configurações familiares e situações especiais. Disciplina Positiva é ensinado às escolas, pais e educadores de pais por treinadores certificados. Os membros da comunidade, pais e professores são incentivados a serem facilitadores treinados e compartilhar os conceitos de Disciplina Positiva com seus grupos próprios.
As aulas de educação para pais da Disciplina Positiva são ministradas em todo o país, e a Disciplina Positiva é usada com sucesso como modelo de gerenciamento de sala de aula.


A Associação de Disciplina Positiva é dedicada a promover e
incentivar o desenvolvimento contínuo de habilidades sociais e da vida e relacionamentos respeitosos em famílias, escolas, empresas e sistemas comunitários.

Para saber mais, visite: www.positivediscipline.org


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